Orçamento na oficina: 6 dados que não podem faltar

orçamento na oficina

Com o aumento dos preços das peças sobressalentes e o aumento das exigências dos clientes, fornecer um orçamento na oficina preciso e manter os custos sob controlo está a tornar-se cada vez mais importante. Para este efeito, aqui está a informação mais importante a incluir na preparação de um orçamento para os seus clientes:

A data de criação e expiração do orçamento na oficina

Para o cliente, e também para si próprio, a data de criação é útil porque facilita a organização do seu trabalho.

Igualmente importante é a data de expiração, que serve como garantia. O preço das peças sobressalentes pode mudar muito rapidamente, pelo que é melhor fornecer uma estimativa realista que reflicta a situação do mercado.

Uma descrição clara das operações a realizar

A fim de chegar a uma estimativa precisa, é necessário ter um documento que explique claramente as operações que farão parte do trabalho. Desta forma, o cliente (sozinho ou com a sua ajuda) pode compreender rapidamente o que será feito ao seu veículo.

Tempo de mão-de-obra

Recomenda-se a utilização de tempos originais do fabricante para assegurar a legitimidade e exactidão dos dados. Embora obrigue necessariamente ao cumprimento de prazos, quando estes dados estão presentes servem como um ponto de referência importante porque não podem ser questionados.

Comunicar isto com precisão também permite ao cliente fazer projecções e assim ter uma ordem de grandeza do tempo gasto no seu veículo.

Os custos de mão-de-obra não podem faltar no orçamento na oficina

Para fornecer um documento claro e preciso, é importante indicar as diferentes tarifas de trabalho para cada operação. Isto também indicará ao cliente o grau de complexidade da operação.

Na sua proposta de orçamento, ao apresentar os custos de mão-de-obra, não hesite em apresentá-los em forma de grelha para decompor visualmente as diferentes taxas necessárias para o trabalho. Isto ajudará a tornar o documento final mais claro.

orcamento na oficina

Preços: simples e totais

Para facilitar a leitura e a compreensão da estimativa, é essencial indicar os preços repartidos por linha (operação, peça, etc.). Esta repartição mostra em números o impacto do tempo e dos custos de mão-de-obra.

O preço global, escusado será dizer, serve como ponto de referência no documento e dá ao cliente a informação final de que necessita.

Orçamento na oficina: sempre que possível, é melhor especificar os números das peças utilizadas

Sempre que possível, tente incluir referências para as peças sobressalentes utilizadas: isto aumentará a confiança do seu cliente de que terá toda a informação de que necessita em caso de verificações e pesquisas.

Se preferir não incluir um número de peça, pode ser suficiente indicar a marca e o nome da peça sobressalente.

Conclusões

Graças a toda a informação e detalhes no orçamento, é possível assegurar que o cliente é informado de tudo o que precisa de saber. A satisfação será, portanto, ainda maior porque aos seus olhos não haverá zonas cinzentas. Finalmente, terá um melhor controlo de custos e rastreabilidade administrativa.

Compartilhar
Imprimir

Les commentaires sont fermés.