A importância de digitalizar a sua oficina

A importância de digitalizar a sua oficina

A eletromobilidade e a digitalização estão a tornar-se temas cada vez mais discutidos no mundo da reparação automóvel. Quantas oficinas, no entanto, estão preparadas para enfrentar o que serão certamente os desafios de amanhã? A realidade é que, nesta altura, o “amanhã” está próximo, talvez até já seja “hoje”, e estas questões, que estão a tornar-se cada vez mais prementes, dificilmente poderão ser evitadas por muito mais tempo. 

  • Eficiência
  • Fidelidade
  • Visibilidade
  • Maior rentabilidade

Estes são os principais benefícios que uma oficina pode obter quando decide digitalizar a sua atividade. O setor do mercado de reposição automóvel não pode ficar para trás, num mundo em constante mudança, o risco de permanecer no passado e se tornar obsoleto é muito real.

De acordo com estudos do mercado, 30% dos serviços de pós-venda continuam a não ter uma página web e 10% acham que não é útil para o seu negócio. Além disso, 55% de todas as oficinas continuam sem ter um serviço digital de marcações ou de orçamentos a funcionar.

1. Digitalizar a sua oficina – o que significa?

A digitalização pode ser aplicada a qualquer tipo de negócio, grande ou pequeno. No entanto, neste processo não se trata apenas de implementar novas tecnologias, mas de algo muito mais radical que envolve uma mudança completa, acima de tudo, de mentalidade.

Temos de examinar atentamente os nossos fluxos de trabalho e considerar quais as necessidades que temos realmente de satisfazer. Para ser bem sucedido no processo de digitalização, é necessário implementar as mudanças de forma ágil, sem aumentar os custos de produção e com base nas próprias experiências.

Uma vez feitas as observações e considerações necessárias, é necessário escolher as ferramentas e os fornecedores corretos para pôr em prática esta importante evolução. Na Infopro Digital Automotive temos algumas ferramentas que podemos recomendar para melhorar a produção, reduzir custos e tempo de trabalho e, acima de tudo, antecipar as necessidades do mercado e dos clientes. Sabemos como é importante neste mundo extremamente competitivo, ser capaz de se destacar da multidão.

2. Digitalizar a sua oficina: as ferramentas de que necessita

Se nos perguntássemos por que razão a digitalização tornou-se um processo necessário, bastaria pensar nos próprios veículos em que temos de trabalhar e no quanto eles evoluíram tecnologicamente nos últimos anos. É por isso natural que as ferramentas para os reparar estejam, por sua vez, a se tornar cada vez mais sofisticadas: diagnosticar uma falha e descobrir a solução para o problema exige agora equipamentos que interagem frequentemente entre si através do Wi-Fi ou do Bluetooth e baseiam-se numa base de dados de informações que podem ser guardadas na nuvem, por exemplo.

Se tudo isto pode parecer assustador, eis uma boa notícia: atualmente, existem ferramentas especificamente desenvolvidas para responder às necessidades das oficinas e, por conseguinte, são rápidas e fáceis de utilizar pelos profissionais do sector.

3. Sistema de gestão de oficina

O processo de digitalização das oficinas modernas exige uma nova abordagem do trabalho num sentido mais lato. 

As agendas digitais, as marcações instantâneas, as comunicações com o cliente, a gestão de aprovações, orçamentação rápida e a faturação digital são operações que em 2023 já não podem ser realizadas manualmente. Estas têm de ser realizadas com a ajuda de um sistema profissional de gestão de oficina que acelera os procedimentos e mantém o desempenho da oficina sempre sob controlo.

Foi isso que a Infopro Digital Automotive desenvolveu o Atelio Pro, um software simples e fácil de utilizar que lhe permite registar e organizar todos os dados do cliente e do veículo. Com o nosso software de gestão poderá criar orçamentos, fichas de entrada e folhas de obra, e ainda registar o estado do veículo quando dá entrada, de modo a acordar eventuais trabalhos adicionais. O Atelio Pro permite-lhe ainda gerir pagamentos, enviar lembretes, imprimir diferentes tipos de comunicações (incluindo comunicados de recall, promoções, revisões ou recolha de veículos) e criar mensagens de texto ou modelos de e-mail personalizados. Deste modo, todos os dados importantes estão sempre à mão. É igualmente possível visualizar todo o programa de trabalhos, para que o trabalho possa ser rapidamente reorganizado, distribuído de modo equitativo pelos empregados, se necessário, e ir ao encontro das necessidades do cliente.

4. Catálogo de peças sobressalentes e ferramenta de orçamentação online

Uma oficina digitalizada que organiza o seu trabalho de forma eficiente é vista como uma oficina eficiente aos olhos do cliente. Por conseguinte, não deve ser subestimado o facto de se dispor de um bom catálogo online de peças sobresselentes, como o Atelio Aftermarket International ou o i2i. O que, de facto, permite-lhe saber quando um fornecedor pode entregar peças sobressalentes, encomendá-las rapidamente online e assim planear o seu trabalho em tempo útil.

Os clientes ficarão assim satisfeitos por terem os seus veículos prontos no mais curto espaço de tempo possível, sendo possível evitar tempos mortos com veículos parados ou de pouco trabalho na oficina.

Além disso, a apresentação de todos os stocks dos fornecedores num único ambiente, com referências OE e AM sempre atualizadas e informações sobre preços e disponibilidade, permite selecionar rapidamente a peça sobresselente mais competitiva, melhorando mais uma vez a margem de lucro. 

Finalmente, o Atelio Aftermarket International e o i2i permitem-lhe apresentar aos seus clientes um orçamento claro e eficaz, assegurando-lhes as melhores peças sobressalentes possíveis ao melhor preço.

O catálogo Atelio Aftermarket International e o i2i podem ser também associados ao nosso software de gestão Atelio Pro e à nossa base de dados Atelio Data, criando um leque de produtos e serviços de elevado valor acrescentado sem paralelo.

Compartilhar
Imprimir

Les commentaires sont fermés.