Distribuidores: os nossos conselhos para optimizar a rotação do seu stock
Se quiser melhorar a saúde do seu stock, a taxa de rotação é uma excelente alavanca: facilitará grandemente a sua gestão e o funcionamento diário do seu negócio.
Aqui estão algumas dicas sobre como fazer isto:
1. Manter-se actualizado com as últimas notícias do mercado
Uma forma de melhorar a sua rotação de stock é manter-se informado através de meios especializados. Dependendo dos seus hábitos, recorra a revistas, websites ou páginas oficiais em redes sociais: estas são fontes fiáveis e abrangentes que o ajudarão a ver a situação atual com mais clareza.
O objectivo de tudo isto é antecipar tanto quanto possível a procura e assim saber o melhor momento para comprar e em que quantidade.
2. Encorajar inventários rotativos
Uma vez que a gestão de stocks não deve ser feita à custa da sua atividade comercial, favoreça a utilização de inventários rotativos. Estas têm três vantagens principais:
– O seu pessoal não está totalmente mobilizado e pode gerir as tarefas actuais em paralelo;
– A loja não tem de ser fechada e poderá receber os seus clientes ou as suas chamadas;
– O seu stock é mais regularmente actualizado e mais representativo.
Esta é uma forma simples de influenciar positivamente a rotação do seu stock.
3. Manter-se atento ao envelhecimento do stock
Uma vez que o controle de custos é um objetivo primordial no contexto atual, certifique-se de identificar corretamente os stocks que têm pouco ou nenhum movimento recente. Isto permitirá-lhe adaptar melhor as suas ofertas comerciais.
O seu objectivo é claro: vender estes stocks volumosos a fim de limitar os custos, seja através de promoções ou devolvendo-os ao fornecedor (se for possível).
4. Ajustar os tempos de fornecimento
Os prazos de entrega estão estreitamente ligados à escolha dos seus fornecedores e são um factor crucial de flexibilidade, especialmente em contextos de escassez de metais e semicondutores (componentes de peças complexas). De facto, alguns fabricantes de equipamento atingiram uma taxa de serviço de menos de 40% no primeiro trimestre de 2021!
Para reduzir o risco de ruptura de stock e os custos de armazenamento de demasiadas referências, tentar reduzir ao máximo os prazos de aprovisionamento.
5. Utilize indicadores para avaliar o estado das suas reservas
Para o orientar na gestão dos seus stocks e na avaliação do seu estado, definir indicadores de desempenho tais como volume de negócios, serviço, disponibilidade, ocupação, etc. Estes ajudarão a quantificar os custos e benefícios dos seus stocks.
Estes ajudarão a quantificar as mudanças e a estabelecer objetivos. Além disso, será capaz de medir o impacto após cada ação, por exemplo, para as decisões de aquisição.