Como melhor começar 2024 na oficina: dicas úteis e melhores práticas

Como melhor começar 2024 na oficina: dicas úteis e melhores práticas

Atravessamos oficialmente o limiar do Ano Novo. Com a esperança infalível de que marcará o início de um período mais sereno para todos, acreditamos que criar positividade para o próprio negócio significa, antes de mais nada, começar pela forma como se decide enfrentar os meses que se avizinham. Gerir bem e eficazmente o seu trabalho significa não só manter-se actualizado para acompanhar os tempos e manter um elevado nível de profissionalismo, mas também saber planear as suas actividades para enfrentar 2024 na oficina da melhor forma possível. Para o fazer conscientemente, é preciso ser capaz de olhar de forma crítica para os dados da própria empresa.

Então, como começar bem 2024 na oficina?

Eis o que lhe aconselhamos a verificar e a fazer:

1. Número de clientes: uma análise essencial para um 2024 bem sucedido na oficina

Compreender quantas pessoas escolheram confiar na sua oficina é essencial para compreender como passar para o novo ano. Graças ao software de gestão criado para o mundo das garagens, como o nosso Atelio Pro, pode descarregar uma lista de todos os clientes em 2023. Isto permite-lhe não só ver quais os serviços mais populares, mas também quantos novos clientes se registaram em comparação com o ano anterior. Fazer uma comparação entre os clientes de 2022 e 2023 pode ser de grande ajuda. Pode indicar quais os clientes que não vê há algum tempo e para os quais poderia implementar um plano de comunicação para os lembrar dos seus serviços. Pode propor uma promoção especial “2024 na oficina!” ou enviar-lhes uma mensagem personalizada (Atelio Pro permite-lhe fazer as duas coisas rápida e facilmente). 

2. Volume de negócios

Claro que, para além de compreender o número de clientes, é também importante obter dados de facturação. Se pretende definir a forma mais eficaz de implementar acções de marketing, organização e estratégia para 2024 no chão de fábrica, precisa de ser claro sobre o desempenho do ano anterior. Ao cruzar estes dados com dados de clientes e transacções, pode identificar os pontos fortes do seu negócio, bem como os pontos sobre os quais necessita de melhorar. Os seus pontos fortes, a propósito, pode destacar enviando mensagens personalizadas aos seus clientes, talvez com cupões para utilizar os seus serviços com um desconto especial.

Também aqui, um software de gestão como o Atelio Pro pode ajudar: permite-lhe obter facilmente uma lista completa de todos os documentos fiscais de que possa necessitar, bem como detalhes dos saldos e pagamentos por conta.

3. Gestão de armazéns

Gerir o seu stock de uma forma prática e eficiente é indispensável para qualquer negócio, incluindo oficinas. Ter uma ideia clara das tendências do seu stock e inventário é uma das informações mais importantes que o podem ajudar a gerir melhor os meses que se avizinham. Se ainda não o utiliza, considere a utilização de um sistema de gestão que faça exatamente isso. 

4. Encontrar novas formas de se manter atualizado em 2024 na oficina

Quer se trate de blogues especializados, sites dedicados, uma nova assinatura de uma revista técnica ou uma assinatura de uma newsletter como a nossa dedicada à avaria do mês, há muitas maneiras de se manter actualizado com o mundo da reparação automóvel. Isto permitir-lhe-á continuar a demonstrar um elevado nível de profissionalismo aos seus clientes, mas também poderá ser uma fonte de nova inspiração que ajude a sua oficina a manter-se actualizada.

5. Comentários online

Estar online é útil por muitas razões. Ajuda-o a dar maior visibilidade, permite-lhe dar a conhecer os seus serviços e permanecer disponível aos seus clientes e, finalmente, dá-lhe a oportunidade de deixar feedback. É claro que a ideia de poder receber críticas mesmo não inteiramente positivas num espaço público como a web pode ser assustadora, mas lembramo-nos sempre que se trabalhar bem não há nada a temer e, acima de tudo, mesmo um comentário negativo pode ajudá-lo a melhorar o seu negócio. Enfrente 2024 na oficina, tentando compreender a percepção real que os clientes tiveram de si e utilizá-la para melhorar onde for necessário.

Se não tiver um espaço dedicado onde os seus clientes possam deixar as suas opiniões, recomendamos que considere seriamente a criação de um: um canal social, uma secção dedicada no seu website ou a criação do seu próprio perfil de empresa no Google será suficiente.

6. Comunicação

A comunicação com os clientes é uma parte fundamental do seu trabalho e uma boa ou má gestão deste aspecto pode fazer uma verdadeira diferença. 

Se tem canais sociais como o Facebook ou o Instagram, analise a qualidade da sua comunicação: já publicou o suficiente? Como reagiram os seus seguidores e do que gostaram mais? Lembrou-se sempre de afixar quando havia informação importante para dar? Isto irá ajudá-lo a compreender como organizar as suas futuras publicações para que sejam tão eficazes quanto possível.

Se, por outro lado, preferir o correio electrónico como ferramenta, recomendamos que faça um estudo para ver quais destes conseguiram atrair ou atrair o maior número de pessoas. Que comunicações, promoções e ofertas foram mais bem sucedidas?

Há, portanto, muitas acções que podem ser tomadas para começar bem o ano e que podem ser adaptadas às suas necessidades e interesses. Com base na análise destes resultados, poderá considerar outras acções de comunicação em 2024.


Precisa de um software de gestão e faturação para a sua oficina?

Descubra Atelio Pro, um software que permite gerir eficazmente a faturação, as ordens de reparação, orçamentos e o resto de aspetos da gestão diária de uma oficina.

Compartilhar
Imprimir

Les commentaires sont fermés.